Nas duas primeiras postagens da série “Inspire-se com negócios sociais brasileiros”, trouxemos as histórias do Dr. Consulta e do Programa Vivenda.
Hoje falarei sobre a premiadíssima Geekie, que talvez você já conheça. Se não, saiba que dentre tantos destaques, os seus fundadores ganharam o famoso Prêmio Empreendedor Social 2014.
O nome da empresa provém do termo geek (pronuncia-se giːk) que se refere a pessoas apaixonadas por tecnologia, jogos eletrônicos ou de tabuleiro, histórias em quadrinhos, livros, filmes, séries etc.
A missão da Geekie é clara, simples e objetiva, como pedem os manuais: gerar aprendizado personalizado para todos.
A partir da identificação do problema que existe na formação dos jovens brasileiros no ensino médio, principalmente em Português e Matemática, o negócio social de Cláudio Sassaki e Eduardo Bontempo criou como solução a primeira plataforma de ensino adaptativo no Brasil.
Ensino adaptativo é aquele que se molda de acordo com as necessidades, especificidades e características de cada aluno. A adaptação no sistema é feita automaticamente a partir da participação, do desempenho e da evolução do estudante. A metodologia própria, baseada na teoria de resposta ao item, é certificada pelo MEC, oferece respostas em tempo real e possibilita o acompanhamento do desempenho do aluno ao longo do tempo.
Os quatro principais produtos comercializados pela Geekie são:
Geekie teste: autoavaliação do estudante que fornece diagnóstico sobre suas dificuldades.
Geekie lab: plataforma de ensino adaptativa que gera um plano de estudo personalizado com base no diagnóstico anterior.
Conteúdo Geekie: conteúdos próprios desenvolvidos a partir das informações geradas pela plataforma.
Assessoria pedagógica: apoio ao professor e a escola para melhor aproveitar os três produtos anteriores.
A Geekie possui como clientes instituições de ensino privadas, públicas e o próprio governo, utilizando em sua prática comercial a famosa filosofia um para um: a cada software adquirido por uma organização, outro é doado para uma escola com necessidade e baixo poder aquisitivo.
O impacto social gerado pela empresa é enorme: nos últimos dois anos, segundo a Artemisia, a Geekie alcançou mais de um milhão de pessoas em catorze mil escolas, atuando em todos o estados brasileiros e 90% dos municípios do país. A expectativa para 2014 era que fossem atingidos 3,2 milhões de alunos.
A visão de cinco anos da Geekie é ousada: impactar 20 milhões de pessoas por ano e expandir o uso da plataforma para outras nações.
Não deixe de assistir os dois vídeos abaixo sobre a Geekie. O primeiro, falando sobre a empresa em si, e o segundo com alguns dos clientes-beneficiários desse extraordinário negócio social.
Gostou? Compartilhe!